Quando o Poder Entra em Cena

Olá. Em breve, como sabem, estaremos ministrando os cursos de férias.
 
 Olhem as imagens ao lado. O que têm de semelhante?!
 
Em alguns casos a semelhança é quase física.
 
O que têm de semelhante é a expressão do PODER. O poder tem uma força misteriosa: tende a se expressar quase uniformemente em todos os tempos e lugares. Mais, é fácil de penetrar nos espíritos humanos. Na verdade, só a humanidade (ou desumanidade?!), conhece o poder, cria-o, alimenta-o e o usa como aquele animal doméstico que entra em nossas casas e torna-se parte da família, mais querido até que alguns familiares.

Não estou desdenhando dos nossos bichanos de estimação, pelo contrário, estou dizendo que eles não conhecem o poder; nós que o alimentamos, e por isso, o usamos mais amiúde contra os outros do que contra os animais de estimação. Claro, há 'animais' que tratam 'tão bem' os bichos como seus familiares!

"O que é exatamente “poder” na sociedade humana, qual sua origem e qual sua utilidade, e pode-se falar de um sentido único e universal para tal relação?”

“Qual o verdadeiro papel do Direito na construção do projeto humano em função dos direitos inalienáveis da condição humana – na fuga da violência e desumanização?”

Frases, apenas frases, perguntas sem respostas... Estão lá nos livros... Nossos estudos podem responder a isto? Um aluno universitário deve tentar responder a isto? Os profissionais devem se preocupar com isto?

*

É com satisfação que informo que estamos propondo dois cursos de férias a serem realizados na UMC - Campus Villa-Lobos/SP

No portal da universidade existe uma opção 'Extensão'. Ali se encontram os cursos oferecidos, entre eles, no campus Villa-Lobos, o curso de:
1. PODER, VIOLÊNCIA E O DIREITO EM MICHEL FOUCAULT
2. ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Nos links acima podem encontrar mais informações como Data, Horário, Duração e efetuar a INSCRIÇÃO.

Inscrever-se é importante para que se possa avaliar a procura e formatar adequadamente os cursos. Os cursos não têm pré-requisitos e podem ser frequentados por todos os públicos.

Os cursos são curtos, acessíveis e inclusive preparam bem nossas baterias para o semestre que vem.

Assim, se tiverem um espaço antes de começarmos o próximo semestre, será legal nos encontrarmos no final destas férias.
 

Comentários

Livro Ética no Direito

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio sobre a transmutação do homem burguês: o Estado em John Holloway - Parte I

Intercept Brasil: Um conto de duas corrupções

ANTROPOLOGIA GERAL E JURÍDICA - 6a. Edição

LIVRO SOCIOLOGIA JURÍDICA (7a. ED. ADOTADA)

A História de Filocteto: Entre o Altruísmo e a Compaixão