Carta a Um Amigo: Pessimismo, Otimismo e Realismo

Oi Luis. Então agora eu vi o vídeo. Acho que ja tinha visto... minha humilde observação:
1.O pessimismo é uma escola filosófica grega atribuída a Anaximandro - o pessimismo ñ é filosoficamente "vagabundagem", pelo contrário, ser pessimista pode ser uma forma de contestação a demonstrar o que é irracional injusto egoísta etc; da mesma forma um otimista pode fazer um discurso que vela omite distorce as coisas erradas e injustas;

2. Sempre fico pensando que mesmo no senso comum um indivíduo pode ser realista otimista ou realista pessimista, porque "realismo" também é na filosofia uma escola como em Aristóteles ou Hannah Arendt - o realista é aquele que acredita que existem fatos e fenômenos reais e que podem ser incontestavelmente explicados; geralmente os materialistas são mais realistas; por outro lado podemos usar otimismo e pessimismo como adjetivo.

O problema do realismo como escola filosófica e sociológica é que acredita que existem coisas fatos e fenômenos "absolutos", portanto, que existem verdades. Na filosofia desde o Protágoras até Kant e para os fenomenologistas modernos, é claro que o "real" é diferente da realidade, porque o conhecimento humano só pode produzir o que interpreta, o que valoriza, o que classifica e atribui significado pela linguagem. Kant diz que aquilo que é em si mesmo ñ é próprio do conhecimento, como Deus, o Amor, a Liberdade, coisas absolutas em si mesmo e que ñ são produto de conhecimento. Logo o realismo só pode falar de uma verdade, tipo eu sou, referindo-se a algo que ñ é o real. Mas que sentido então tem dizer que sou "realista"?

É na verdade um jogo hermenêutico um jogo de linguagem e uma forma de afirmar-se como pertencente a uma corrente filosófica, tão boa e tão razoável como qualquer outra. Pensando eu aqui, mais falando que pensando, ñ dá para opor realismo a otimismo e pessimismo sem no mínimo incorrer em "excesso de vontade", mas ñ de forma desdenhosa em relação a outras matrizes filosóficas. Os filósofos midiáticos têm nosso apreço por divulgarem a filosofia para as massas, mas pecam qdo acabam exacerbando a suas verdades, como únicas ou melhores. 

Meu querido amigo!, saúde e forte abraço.

Comentários

Filosofia do Direito

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio sobre a transmutação do homem burguês: o Estado em John Holloway

Intercept Brasil: Um conto de duas corrupções

ANTROPOLOGIA GERAL E JURÍDICA - 6a. Edição

LIVRO SOCIOLOGIA JURÍDICA (7a. ED. ADOTADA)

A História de Filocteto: Entre o Altruísmo e a Compaixão

A Modernidade de Madame Bovary