Tempo de Trabalho Disponível e Pedagogia Social (Congresso Internacional)

  1. JOSÉ MANUEL DE SACADURA ROCHA
Resumo
Compreender a Pedagogia Social quanto à reprodução social geral, como unidade de ruptura que atinge por força objetiva das leis da reprodução do capital a possibilidade de emancipação criativa e profunda na relação ensino-aprendizado (ADORNO,2012). PROBLEMA: Como a hipérbole técnico-científica aplicada à esfera da produção altera a correlação de forças sociais e o imbricar de vários conteúdos das demais esferas da totalidade social, no caso das realizações socioeducativas menos subordinadas à esfera do fazer material (MORIN,2002) como a Pedagogia Social é o domínio mais importante das novas práticas educacionais? FUNDAMENTAÇÃO: A Pedagogia Social é a Ciência acadêmica que discute a filosofia e as práticas da Educação Social; estabelece os princípios para uma educação transformativa dos cidadãos edo projeto de vida coletiva; cria a teoria filosófica para as práticas de ensino, dos educadores e da sociedade (GADOTTI,2012). A Pedagogia Social deve ser pensada em conformação com a nova realidade da produção material (FREIRE,1970). Se a pós-Modernidade apresenta o “tempo de trabalho disponível” no sistema mercantil global, há a enfrentar os questionamentos pedagógicos de como educar em consonância com tal realidade, notadamente em relação a esse tempo disponível. METODOLOGIA: Pesquisa teórica qualitativa, bibliográfica e documental. Procedimento monográfico exploratório da Pedagogia Social e práticas educacionais quanto às novas relações sociais de trabalho material. Método de abordagem indutivo-dialético com ênfase na interdisciplinaridade de linhas de pesquisa afins. Partimos do princípio que pelos conceitos particulares e abstratos chega-se à totalidade do concreto; parte-se da revisão conceitual teórica cujos conceitos e deduções devem ser verificados no movimento real dos homens, do concreto para o abstrato. RESULTADOS: Observa-se a necessidade de ultrapassar a ortodoxia que ora autonomiza de forma desproporcional a produção educacional, ora a submete inconteste e de forma absoluta às esferas estruturais da produção material (BOURDIEU,2014).
Palavras-chave: Trabalho Disponível, Pedagogia Social, Educação, Capitalismo

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