Pedagogia Social em Tempos de Inclusão Social
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ARTIGO COMPLETO |
Pedagogia Social em Tempos de Inclusão Social
Prof. MSc. José Manuel de Sacadura Rocha
Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM
http://lattes.cnpq.br/8001377940007556
E-mail: jsacadura@bol.com.br
A meu pai, in memoriam.
Resumo: Este artigo aborda a Pedagogia Social a partir da inserção de novas camadas sociais na escola e demais categorias de ensino. Parte da perspectiva que toda a educação é social, portanto deve se estender para além da escola e atingir a sociedade pelo trabalho. O planejamento e o conteúdo da escola devem ser discutidos pelos alunos, pelos discentes, pelos gestores e pela comunidade, através de processos de autogestão escolar. Defende-se que não existem motivos razoáveis que justifiquem um decréscimo de qualidade e exigência das práticas orientadas às ocupações em virtude do ingresso de novos contingentes de alunos vindos dos estratos mais baixos da sociedade, pelo contrário. Os retrocessos nas políticas e práticas educacionais, contudo, encontram-se conformadas nos limites das exigências e expectativas das sociedades de mercado e das prevalências de alguns estratos sociais sobre outros. A educação conforme a Pedagogia Social é, por definição, extensiva a todos, e envolve a escolha de processos que alcancem a eficiência de conteúdos sem descorar da universalização do acesso do conhecimento e da formação da consciência de crianças e adultos.
Palavras-chave: Pedagogia Social. Qualidade de ensino. Gestão escolar. Inclusão. Mercado.
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