A Mãe, o Anjo e Jesus

Recebi isto do António. Faço minhas as palavras dele. Queria passar para tua mãe. Fora vocês tenho pouca crença em quem enviar isto. Gostaria de poder gritar assim, do meu modo ao mundo: "Amor é amor!". Gostaria de dizer à tua mãe sempre, que ela me deu um anjo da guarda. Gostaria de falar com minha mãe mas só posso lhe enviar meu amor em pensamento. Levo rosas a seu túmulo, mas ela pedia para não o fazer. Pude amá-la mas foi por pouco tempo. Quando o mundo me deu uma oportunidade para pensar, sentir, amar, e acarinhá-la, era tarde demais. Gostaria de dizer parabéns para sua mãe - ela sempre me fez sentir mais perto da minha. Às vezes a vida é ingrata demais. Às vezes ela nos sorri e nós desprezamos a possibilidade de amar. Muitas vezes o amor vem tão inóspito e contundente que nos perdemos - principalmente quando o amor chega dessa forma no momento em que mais precisamos dele. Paradoxal: nos vemos cheios de coragem. Gostaria de gritar ao mundo que não amo a Deus, mas gostaria igualmente de gritar ao mundo que amo os homens como jamais os amei. Principalmente, gostaria de gritar ao mundo que sem você provavelmente em meu mundo o amor seria uma vela apagada. Gostaria apenas de ser perdoado pelos homens de boa vontade, sem contudo ser desprezado e rejeitado por meus erros. Gostaria que tudo fosse diferente: pode ser que jamais volte a oportunidade de ser acarinhado pelos que um dia amei. Pode ser... Gostaria de entrar na casa dos homens como um anjo igual a você, mas tenho aprendido que anjos sofrem demais para entregar um pouco de seu amor aos outros. Não tenho o direito de reivindicar nada. Gostaria de ser acreditado e que meu sacerdócio não fosse tão rejeitado pelos homens. Gostaria que todos compreendessem que eu os amo. E gostaria que sentissem a ternura do teu semblante, a força de teu olhar, a verve de tuas palavras. Jesus, gostaria de apregoar algo de teus ensinamentos. Quem sou eu?! Mas sinto tanto, que de tanto sentir, e errar por sentir, sinto que terei que pagar para sempre o sofrimento que te impusemos. Perdão - palavra existente apenas na relação, na práxis, de acordo com ela. Amor - as rosas que deposito no túmulo de minha mãe. Desculpas e remorso - as flores que envio a tua mãe. Por elas, por nós, pela humanidade! Pena que parece tão distante tudo. E tem mais esta sensação que passamos rápido demais pelo tempo. Vai dar tempo de fazer os homens acreditarem? Vai dar ao tempo o tempo para ser perdoado e compreendido? Onde estais eternos deuses da concórdia e do perdão? Onde estais Jesus? O amor não existe!? Condicionalidade por todo lado, coisas a fazer, deveres a cumprir! E a cada segundo esta vida cujo sentido só pode ser recriado pela dor: pago pela dor do mundo para poder amar!

Comentários

Filosofia do Direito

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio sobre a transmutação do homem burguês: o Estado em John Holloway

Intercept Brasil: Um conto de duas corrupções

ANTROPOLOGIA GERAL E JURÍDICA - 6a. Edição

LIVRO SOCIOLOGIA JURÍDICA (7a. ED. ADOTADA)

A História de Filocteto: Entre o Altruísmo e a Compaixão

A Modernidade de Madame Bovary