Educação e Modernidade: Revisitando a Paideía grega

 

Revista Trilhando Horizontes

Educação e Modernidade: revisitando a Paideía grega

José Manuel de Sacadura Rocha

O progresso científico é um fragmento, o mais importante indubitavelmente, do processo de intelectualização a que estamos submetidos desde milênios e relativamente ao qual algumas pessoas adotam, em nossos dias, posição estranhamente negativa. (Max Weber)

Mas de tempos em tempos alguns poucos (muitas vezes no leito derradeiro) abrem os olhos e pregam ao mundo, como que um Auto de Fé: “Eduquem as crianças!”. Aí está!, a tábua de salvação parece desde sempre ser a Educação. Poucos também negariam isto - quando algo é unanimidade corre-se o perigo de se tornar uma “tábua rasa”, muitas vezes, especialmente útil às orientações oficiais. Não quer dizer que não exista esperança na Educação de crianças, jovens e principalmente adultos - são estes que mandam, são estes que “educam”. A questão é saber o que é educar? Para quê educar? Como o fazer?

Palavras-chave: Educação, Pedagogia Social, Educação Grega, Grécia, Filosofia da Educação

ARQUIVO COMPLETO (pdf)

Antropologia + Antropologia Jurídica

+VISITADAS

A Resposta: uma revolução está em curso?

Multiculturalismo: Dignidade Humana ou Direitos Humanos?

O "GRITO" - John Holloway e a materialidade radical do poder-fazer

Sobre a Responsabilidade

Poder, Violência e Direito em Michel Foucault*

Estado e Revolução em Anselm Jappe e John Holloway